Se você foi um dos sortudos que cresceram na época dourada dos jogos de PlayStation 2, com certeza se lembra do icônico marsupial laranja pulando e girando pelos cenários cheios de obstáculos, inimigos e tesouros. A série Crash Bandicoot conquistou muitos fãs pela jogabilidade desafiadora, gráficos coloridos e uma personalidade cativante do protagonista.

Mas afinal, quantos jogos dessa franquia foram lançados para o PS2? A resposta não é simples, mas nós explicamos tudo abaixo para ajudar você a escolher qual aventura do Crash jogar primeiro ou revisitar.

Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex

Lançado em 2001, The Wrath of Cortex foi o primeiro jogo da série a ser totalmente desenvolvido pela Traveller's Tales, após a Naughty Dog ter deixado a franquia. A história se passa após os eventos de Crash Bandicoot: Warped, e traz novamente o vilão Neo Cortex tramando um novo plano para dominar o mundo, dessa vez com a ajuda de quatro criaturas elementais. Com mais de 30 fases (incluindo percursos na água e no ar), mini-jogos e chefes desafiadores, The Wrath of Cortex é um clássico do PS2 que ainda encanta muitos jogadores de todas as idades.

Crash Bandicoot: The Huge Adventure

Embora não seja um jogo exclusivo de PS2, The Huge Adventure é um título importante para a série porque foi o primeiro jogo portátil de Crash, lançado em 2002 para Game Boy Advance. A história é bastante simples: Crash precisa reunir cristais para deter o planos de Cortex e salvar sua irmã Coco. Com controles precisos e desafios variados, The Huge Adventure é uma opção para quem quer jogar Crash em qualquer lugar.

Crash Nitro Kart

No ano seguinte, Crash voltou para o PS2 com mais uma aventura misturando corridas e itens colecionáveis. Nitro Kart apresenta a turma do marsupial em um parque de diversões espacial, onde Cortex desafia a todos para uma corrida de kart. Com gráficos e jogabilidade aprimorados em relação ao seu predecessor (Crash Team Racing), Nitro Kart é um jogo divertido para jogar sozinho ou com amigos em tela dividida.

Crash Twinsanity

Embora tenha recebido críticas mistas por sua jogabilidade não tão refinada, Twinsanity é admirado por sua história absurda e hilária, que tira sarro dos clichês de jogos de aventura. Com Cortex e Crash trabalhando juntos para salvar a ilha de N. Sanity, Twinsanity apresenta visuais melhores do que nunca, piadas referenciando outras séries e até alguns glitches propositalmente malucos. Vale a pena jogar para ver uma versão diferente do mundo de Crash.

Crash Tag Team Racing

Um pouco mais focado em combates do que em corridas, Tag Team Racing é outro jogo divertido para quem gosta de coletar itens e causar o caos. Enquanto Cortex captura animais de um parque temático para criar um exército, Crash e seus amigos precisam recolher moedas e se unir a outros personagens em duelos de carro e corridas tradicionais. A novidade aqui é que é possível fundir seu veículo com outro e controlar a arma de sua equipe para atacar a concorrência.

Crash of the Titans

Para alguns fãs, Crash of the Titans foi o primeiro jogo em que a série perdeu um pouco de sua personalidade clássica, e abraçou mais uma jogabilidade de luta com combos e poderes especiais. Mas isso não significa que o jogo não traga algumas surpresas divertidas, como o fato de que Crash pode controlar seus inimigos Titans e usá-los para derrotar outros oponentes. Além disso, as cutscenes em CGI são bem feitas e o humor irônico continua presente.

Crash: Mind Over Mutant

O último jogo de Crash lançado para PS2, Mind Over Mutant, tem a jogabilidade similar ao seu predecessor, mas acrescenta algumas novidades interessantes, como a habilidade de controlar a mente dos inimigos e usá-los para resolver quebra-cabeças. A história traz Crash e seu lado sombrio, Cortex, unindo forças para impedir o vilão mais uma vez. Embora não seja tão marcante como os jogos anteriores da série, Mind Over Mutant ainda é um jogo divertido para quem quer matar a saudade do marsupial.

Com isso terminamos a lista dos jogos Crash disponíveis para PS2. E aí, qual deles você mais gosta ou pretende experimentar? Conte pra gente nos comentários!